Reportagem da Revista Veja

sábado, 31 de março de 2012


Erlei Sassi, psiquiatra e psicoterapeuta: “O transtorno borderline tem cura. Os sintomas podem ser controlados até desaparecerem”

Impulsivos, intolerantes, angustiados, depressivos. Essas são algumas características do borderline, um transtorno de personalidade localizado na fronteira entre a psicose e a neurose. O psiquiatra e psicoterapeuta Erlei Sassi, coordenador do Ambulatório Integrado dos Transtornos de Personalidade e do Impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo, estuda o distúrbio há 15 anos.
Nesta entrevista, Sassi conta como é complicado, tanto para o paciente, quanto para a família e o próprio médico, enfrentarem essa doença que pode resultar em automutilação, sensação crônica de vazio e medo do abandono. Uma notícia boa: o borderline pode ser curado. O tratamento inclui medicamentos, terapia e o apoio de familiares. “Os sintomas diminuem com a idade e costumam desaparecer completamente entre os 30 e 40 anos”, comemora Sassi. Também por isso, é importante que o portador da disfunção consiga evitar perdas irreparáveis.

Veja abaixo a reportagem completa:


Parte 1



Parte 2

0 comentários:

Postar um comentário