1) Abstinência:


De Antidepressivos:

Alguns Antidepressivos principalmente Efexor (Venlafaxina, Venlift OD, Venlaxin), Aropax (Paroxetina, Paxil CR, Cebrilin, Pondera), Cipramil (Citalopram, Denyl), Lexapro (Escitalopram), Cymbalta (Duloxetina), Anafranil (Clomipramina), Luvox (Fluvoxamina) etc., não devem ser suspensos de uma vez porque algumas pessoas podem sentir alguns dos seguintes sintomas de descontinuação ou sintomas de abstinência (o que não quer dizer dependência):


Leves dores pelo corpo.

Sensação de estarem meio aéreas, mareadas, enjoadas.

Sensação de alguns formigamentos pelo corpo.

Sensação de "choquinhos" pelo corpo.

Sensação do cérebro balançar na cabeça

Esses sintomas, se ocorrerem, costumam passar sem tratamento entre o 3* e o 10* dia. Não costumam atrapalhar as atividades diárias da pessoa, mas algumas pessoas tem uma abstinência bem forte.

O que se recomenda é diminuir a dose do antidepressivo aos poucos. Caso vc sinta abstinência pergunte ao teu médico se você pode tomar Dramin B6.

De Tranqüilizantes ou Calmantes ou Benzodiazepínicos:

Esses medicamentos não devem ser suspensos de uma vez. A suspensão abrupta, dependendo da dose pode provocar:

Ansiedade

Tremores

Confusão mental

Ataques epilépticos (muito raro)

2) Amenorréia (atraso ou falta de menstruação):

Alguns medicamentos podem alterar o ciclo menstrual. Quase sempre, quando aumentam a Prolactina. Os medicamentos que podem aumentar a Prolactina são:

Neurolépticos, quase todos em dose alta, mas principalmente Risperidona (mesmo em dose baixa), Haldol, Melleril.

Tranqüilizantes Benzodiazepínicos, geralmente só em doses muito altas depois de muito tempo.

Equilid mesmo em doses baixas.

Antidepressivos, mas é extremamente raro.

3) Dependência:

Antidepressivos e Neurolépticos nunca criam dependência.

Tranqüilizantes podem criar dependência, depois de uso muito prolongado.

Se criar dependência, precisa fazer um programa de diminuição gradual da dose. Por maior que seja a dependência química, querendo parar, em poucas semanas isso é possível. Fale com seu psiquiatra que ele faz uma programação de retirada gradual sem dificuldade.

O uso contínuo de Tranqüilizantes Benzodiazepínicos pode provocar uma diminuição passageira da memória.

4) Tolerância:

Significa precisar de doses cada vez mais altas para se ter o mesmo efeito terapêutico, pode ocorrer com os Tranqüilizantes e Hipnóticos a longo prazo.

Os Antidepressivos podem provocar tolerância, mas é raro. Isso ocorre mais em pessoas que melhoram, param de tomar o remédio antes da hora, têm recaída, tomam de novo, param de novo e assim por diante.

Antidepressivos são como os antibióticos: precisa tomar dose certa pelo tempo certo.

5) Perda de efeito:
Antidepressivos podem perder o efeito, mas não é comum.

Ansiolíticos ou Tranqüilizantes, especialmente os Banzodiazepínicos costumam perder o efeito com o tempo, é comum.

Mas especialmente com referência aos Antidepressivos: no caso de depressão, o médico deve pensar em Estabilizadores de Humor. No caso de ansiedade, nos fatores descritos no início da página http://mentalhelp.com/ansiedade.htm

6) O uso contínuo por muitos meses ou anos de Tranqüilizantes Benzodiazepínicos pode provocar diminuição passageira da memória, dependência física e psíquica, cansaço e piora da qualidade do sono.

7) Ganho ou perda de peso:

Alguns medicamentos podem aumentar o apetite para doces e carboidratos. Exemplo Remeron (Mirtazapina, Menelat), Tryptanol (Amytril, Amitriptilina), Tolvon (Mianserina), Zyprexa (Ziprazidona), Orap, Tegretol (Carbamazepina), Trileptal (Oxcarbamazepina, Oleptal), Depakote (Ácido Valpróico, Depakene), Tofranil (Imipramina), Anafranil (Clomipramina).

Alguns outros podem provocar aumento de peso depois de muitos meses de uso, por exemplo Paroxetina (Cebrilin, Aropax, Paxil CR, Aotin, Benepax), Ácido Valpróico (Depakene, Depakote), etc.

Com Efexor (Venlafaxina, Venlaxin, Venlift) e Cymbalta o ganho de peso não é freqüente.

Lexapro, Exodus, Escitalopram, Cipramil, Citta, Maxapan, Citalopram, Zoloft, Tolrest, Sertralina não costumam provocar aumento de peso.

Os Ansiolíticos e Hipnóticos Benzodiazepínicos (Rivotril, Clonazepam, Valium, Diazepam, Lexotan, Somalium, Bromazepam, Lorax, Lorazepam, Olcadil, Noctal, Frontal, Apraz, Alprazolam, Dalmadorm, Dormonid, Rohypnol, Midazolam, Flurazepam, Flunitrazepam, etc.) não provocam ganho de peso.

Alguns medicamentos, se usados corretamente, podem fazer o paciente emagrecer, por exemplo Fluoxetina (Prozac, Verotina, Eufor, Daforin), Topiramato (Topamax, Amato), Bupropiona (Wellbutrin SR 150, Zetron, Zyban, Bup).

Quando o paciente é disciplinado, come menos carboidratos e mantém um programa constante de atividades física, não precisa ganhar peso.

Para quem precisa esses remédios muito tempo, a ajuda de uma Nutricionista ou Médica Nutróloga pode ser fundamental.

Também precisamos considerar: os pais do paciente são gordos ? Existe tendência familiar de ganho de peso ? Existem problemas hormonais paralelos à medicação ? Ganhar 2 ou 3 Kig depois de alguns meses de um medicamento é uma coisa, ganhar 10, 20, 30 Kg é outra.

Como o apetite do paciente reage a situações de ansiedade ou depressão ? Comendo mais ou menos ?

Lítio: pode provocar ganho de peso por retenção de líqüidos, não por aumento de gordura. Tomar mais água e fazer exercícios em geral resolve.

Leia também: Reeducação_alimentar

8) Diminuição de Libido, Sensibilidade Sexual, Retardo de Ejaculação ou de Orgasmo

9) Impregnação ou efeitos Extrapiramidais:

Podem ocorrer (nem sempre) com Neurolépticos ( Haldol, Haloperidol, Risperdal, Risperidona, Respidon, Zargus, Geodon, Ziprazidona, Stelazine, Trifluoperazina, Melleril, Tioridazina, Orap, Pimozide, Semap, Penfluridol, Zyprexa, Olanzapina, Abilify, Aripiprazol, Neuleptil, Periciazina, etc.:

Tremor de repouso.
Muita salivação.
Pele gordurosa.
Rigidez muscular.
Torção muscular.
Vontade de andar.
Pernas Intranqüilas.
Rosto meio parado, repuxado, como uma estátua.
Em casos muito fortes de impregnação, a pessoa parece um robô.
O paciente pode andar com passos curtos e braços flexionados.
Esses colaterais passam em minutos com Akineton e quase nunca se precisa trocar o Neuroléptico por causa deles.

10) Queda de cabelo

Alguns pacientes que tomam Ácido Valpróico (Depakene, Depakote, Depakote ER) referem queda de cabelo. Às vezes isso melhora com Zinco.


11) Piora inicial:

Pacientes que sofrem de Transtornos de Ansiedade (inclusive Síndrome do Pânico, Ataques de Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada) podem ter piora dos sintomas de ansiedade no início do tratamento com antidepressivos Serotoninérgicos.

Os pacientes depressivos não costumam ter piora inicial.

Essa piora inicial é como se fosse um Ataque de Pânico dos fortes !

Essa piora inicial pode ser completamente evitada, para isso, pacientes com Transtornos de Ansiedade ou Pânico costumam tomar um Ansiolítico nos primeiros dias de tratamento com Antidepressivo.

Mas se já começou, fique tranqüilo que passa dentro de alguns dias.

12) Solavancos musculares:

Alguns remédios podem provocar solavancos musculares, principalmente Clomipramina (Anafranil, Clo) e Paroxetina (Aropax, Paxil CR, Cebrilin, Benepax, Roxetin, Pondera), mas podem acontecer também com outros antidepressivos (principalmente) Serotoninérgicos. É mais freqüentemente à noite. É um efeito colateral que não faz mal, mas incomoda, então os pacientes preferem trocar de medicamento quando ele acontece. Podem passar com o tempo e/ou com a diminuição da dose do antidepressivo.

13) Sonhos vívidos demais:

Alguns antidepressivos, principalmente os Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (Fluoxetina, Fluvoxamina, Paroxetina, Citalopram, Escitalopram, Sertralina), podem dar a sensação que a pessoa está sonhando muito mais que o normal. Geralmente basta mudar o horário de tomar o remédio (se está tomando de manhã tomar à noite ou vice versa).

14) Galactorréia (produção anormal de leite):

É raro, mas alguns medicamentos podem produzir Galactorréia, ou seja, produção anormal de leite, inclusive (mais raramente) em homens. Mais comuns: Sulpiride (Sulpan, Equilid) e Risperidona (Risperdal, Risperdal Consta, Respidon), Tioridazina (Melleril). Geralmente em doses altas e por muito tempo. Mas Benzodiazepínicos e outros neurolépticos também podem, embora com freqüência muitíssimo menor (mesmo ! Não crie preocupações desnecessárias em sua cabeça). Esse é um dos motivos que em tratamentos de longo prazo se pede dosagem de Prolactina.

15) Medicamentos Psiquiátricos e Anticoncepcional

As fontes mais indicadas para consultar com essa questão são seu Ginecologista, seu Psiquiatra ou Neurologista e o Serviço de Atendimento ao Consumidor do Laboratório fabricante de seu remédio.

De acordo com o Epocrates de 2011 (um programa americano bastante atualizado que informa sobre medicamentos, interações medicamentosas, efeitos colaterais e interações), e sem nenhuma garantia, não existe perda de efeito de Anticoncepcionais Hormonais (Pílula, DIU Hormonal e Implante Hormonal) e:

Neurolépticos ou Antipsicóticos.
Tranqüilizantes ou Calmantes ou Benzodiazepínicos.
Antidepressivos
Lítio.
Estabilizador de Humor Antiepiléptico Lamotrigina (Lamictal, Lamitor), Ácido Valpróico (Depakene, Depakote, Depakote ER, Torval), Gabapentina (Neurontin).
Mas recomenda-se o uso de outro método Anticoncepcional no caso de:

Carbamazepina (Tegretol)
Ox-Carbamazepina (Trileptal)
Topiramato (Topamax, Toptil, Amato)
Fenobarbital (Gardenal)
Nesse caso, converse com seu Ginecologista

16) Sudorese

Vários Antidepressivos podem aumentar a sudorese, pode ser de dia ou (mais freqüente) à noite. Os Antidepressivos que mais aumentam a sudorese são os Tricíclicos (Tofranil e Anafranil) e os de Ação Dupla (Efexor, Venlift, Venlafaxina, Pristiq, Cymbalta). É mais comum a sudorese aumentar quando eles estão funcionando do que quando não estão funcionando. Se a sudorese incomodar o remédio pode ser trocado mas é comum se receitar Betabloqueadores para acabar com essa sudorese aumentada

17) Sonolência e horário de tomar o remédio

Os tratamentos psiquiátricos costumam ser longos. Portanto, os medicamentos não podem provocar sonolência. A não ser é claro, que se tome um medicamento específico para dar sono, nos casos de insônia. Mas não queremos que Antidepressivos nem Neurolépticos provoquem sonolência durante o dia nem diminuição de reflexos.

Quase todos os Antidepressivos e Neurolépticos podem ser tomados a qualquer hora, a não ser que seu Psiquiatra especifique um horário. Geralmente eles funcionam por mais de 24 horas, portanto não importa a que horas você toma teu remédio.

Alguns Antidepressivos ativadores precisam ser tomados de manhã. Outros, que mesmo em doses pequenas podem dar sono, precisam ser tomados à noite. Outros não dão nem tiram o sono, mas se recomenda tomar à noite quando eles provocam boca seca, assim incomoda menos.

Muitas vezes se um Antidepressivo tomado de dia provoca sono, basta tomar à noite. Se tomado à noite provoca sono de dia, basta tomar de manhã. Se nem assim resolver, melhor trocar de remédio. 

18) Obstipação intestinal.

Pode acontecer principalmente com os Antidepressivos Tricíclicos: Tofranil (Imipramina), Anafranil (Clomipramina, Clo), Ludiomil (Maprotilina), Tryptanol (Amitriptilina, Amytril), menos freqüente com Efexor XR (Venlafaxina, Venlift ODS, Venlaxin), Cymbalta (Duloxetina) e com os Neurolépticos.

Recomendação: mais caminhadas, mais água, alimentos com fibras, frutas com bagaço e se necessário fale com seu médico se pode associar um laxante natural (ou trocar de remédio, lógico).

Referência: http://www.mentalhelp.com/efeitos_colaterais.htm

47 comentários:

Anonymous disse...

Nossa vocês estão redondamente enganados sobre as medicações!
Pra retirar a VENLAFAXINA que tomei eu quase morri, de tanta abstinencia, e foi retirada aos poucos sendo que eu tomava 300mg por dia, ou seja a noite.
Engordei muito com essa medicação e varias outras ali postadas tbm engordam. TOPIRAMATO quase me matou, surtei por dias por causa desse maldito remédio, jurei nunca mais colocar nem ele nem venlafaxina na minha boca, ou seja no meu organismo. Sempre me senti pior usando essas medicações, sempre sentia muito mais vontade de me matar, parecia que eles eram apenas comprimidos de farinha de trigo ou de qualquer coisa menos uma medicação. Bom eu tive essa experiencia terrivel e espero que os medicamentos que estou usando não mefaçam sofrer dobrado como esses que eu disse. Esqueci de citar o LAMITOR, Jesus tenha misericordia de mim, nunca mais quero nem ver essas medicações, me traumatizaram!

Sergio disse...

Cada paciente reage diferentemente às medicações.
O médico sempre sabe como amenizar sintomas de abstinência e outros.
Nunca dá para generalizar.

Anonymous disse...

Estou há tomar topiramato 10 mg, nortriptilina 10 mg , venlafaxina 38 mg
Esses remédios diminuím a eficácia do anticoncepcional ???? Eu com medo tomei a pilula do dia seguinte. Posso engravidar?

Anonymous disse...

GOSTARIA DE SABER SOBRE OS EFEITOS QUE CAUSAM NA MESTRUAÇAO
LAILAPCORREA88@HOTMAIL.COM

Lilian disse...

Sinto muito

Unknown disse...

Tomo Topiramato ga seis anos e nunca tive nada e melhorou minha enxaqueca cronica. Cada caso é um caso, cada organismo reage de uma forma, em compensação, tive wue trocar 4 vezes meu remedio do sindrome do panico, me maltratou muito, mas hoje estpu muito bem, faz parte do tratamento. Boa sorte e um otimo profissional conta muito.

Unknown disse...

Tomo Topiramato ga seis anos e nunca tive nada e melhorou minha enxaqueca cronica. Cada caso é um caso, cada organismo reage de uma forma, em compensação, tive wue trocar 4 vezes meu remedio do sindrome do panico, me maltratou muito, mas hoje estpu muito bem, faz parte do tratamento. Boa sorte e um otimo profissional conta muito.

Wanessa disse...

Estou mudando de antidepressivo, devido as dores no corpo e muita enxaqueca, tomava paroxetina e agora estou tomando amitriptilina, 3 dias sem o paroxetina no organismo, estou a ponto de enlouquecer, muita abstinência. Quem quiser conversar, ou me ajudar, meu email é: melowanessachristine @gmail.com

Wanessa disse...

Ahhh e sou diagnosticada como borderline, sofro de depressão e síndrome do pânico. Há 12 anos! :(

Wanessa disse...

Ahhh e sou diagnosticada como borderline, sofro de depressão e síndrome do pânico. Há 12 anos! :(

Unknown disse...

Wanessa, eu fui diagnosticada com borderline, transtorno alimentar, ansiedade generalizada e depressão recorrente. Tomo 60 MG de fluoxetina, 300 MG de topiramato, 200mg de quetiapina, 150 MG de donaren e 6 MG de clonazepam. Se quiser conversar, me chama no WhatsApp 32 985067966
Beijos

Anônimo disse...

Minha namora toma antidepressivo, namoramos, ela pode tomar a pílula do dia seguinte

Unknown disse...

Tomo socilam50 a pouco tempo mais comecei a sentir dor nos seios e saiu leite tomo calmamente também isso pode acontecer?

Elô disse...

Agradeço por postar. Estou tentando descontinuar a venlafaxina, mas é bem complicado. Tomo 300 mg por dia. Vc foi diminuindo aos poucos?

Unknown disse...

Nossa!!! Sinto muito, eu tb só piorei com essa porcaria de venla. E agora para parar está sendo horrível, muito enjoo, vertigem, insônia... piedade de nós :.(

Unknown disse...

Estou tomando Venlafaxina de 90 e minha menstruação sumiu. Isso é normal? O que devo fazer? Só para constar tenho 42 anos. Meu email ritactmachado@hotmail. Com desde já agradeço aquém possa me ajudar.

Unknown disse...

ritactmachado@hotmail.com

Unknown disse...

ritactmachado@hotmail.com

juliana disse...

fui diagnosticada com depressão e síndrome do pânico, estou tomando amitriptilina a dois meses, sinto uma vontade loca de comer doce sem parar, difícil de controlar, sinto que estou engordando bastante, minha menstruação também desapareceu, estou preocupada se isso é normal!

juliana disse...

fui diagnosticada com depressão e síndrome do pânico, estou tomando amitriptilina a dois meses, sinto uma vontade loca de comer doce sem parar, difícil de controlar, sinto que estou engordando bastante, minha menstruação também desapareceu, estou preocupada se isso é normal!

Poliana disse...

Olá....tbm comecei com amitriptilina há 1 semana e minha menstruaçao q era pra ter vindo uns 2 dias depois q comecei a tomar, atrasou 2 dias e veio só durante 2 dias, ou seja, veio pouco. Isso não acontecia antes. Será q tem a ver com o remédio?

Unknown disse...

Pode usar o Neuleptil e Olanzapina no mesmo horario ou teno que da um intervalo?

Unknown disse...

Estou tomando "pamelor", e minha menstruação não veio. É normal?

Unknown disse...

Ola estou tomando torval cr 300 mg 2x ao dia e minha menstruaçao esta atrasada será que vai ser sempre assim

Unknown disse...

Oi tomo torval cr e a minha tbm ta. Será normal

Unknown disse...

olanzapina, tudo com pina no final me deu leite

Unknown disse...

olanzapina, tudo com pina no final me deu leite

Anonima disse...

Tomo Velija 30mg e Rivotril 0,5 mg posso usar o topiramato tbm? Wm qual horario?

Anonimo disse...

Tomo paroxetina 20m unilan o,5m e rivotril 0,5m a minha menstruação atrasou sinto enxaquecas ao acordar e dores no corpo já tomo a dois meses e normal?? Ajudem me!

Anonimo disse...

Tomo paroxetina 20m unilan o,5m e rivotril 0,5m a minha menstruação atrasou sinto enxaquecas ao acordar e dores no corpo já tomo a dois meses e normal?? Ajudem me!

Alice Perini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônima disse...

Tomo Menelat! Eu sofro de um tipo de ansiedade que me faz ter medo de comer, mas sempre dormi bem. Faço tratamento terapêutico, mas MENELAT E ALPRAZ me SALVARAM, não sei se consigo viver sem eles, fazem meu apetite aumentar e me deixam calminha, me sinto bem e normal. Quem passa pelo o mesmo, não esqueçam de comentar sobre esses remédios com seus médicos para ver o que eles acham. Já tive uma fase que nem água bebia, hoje em dia, depois de 7 meses de tratamento, como tudo, tenho recaídas, CLARO, mas não sofro como antes.

Unknown disse...

Eu tomava ESCILEX POR VÁRIOS MESES MAS ME SENTIA HORRÍVEL FOI QUANDO LIGUEI PARA O MEU MÉDICO E ELE DISSE PARA EU PARAR COM ELE E COMEÇAR COM O CYMBALTA E PARA MIM É O MELHOR MEDICAMENTO QUE EXISTE, POIS VOÇE COMEÇA A VER TUDO AZUL, SEM FALHAS NOS OLHOS E NÃO AQUELES DIAS QUE VOÇE NÃO QUER NEN SE LEVANTAR DA CAMA!!!!!!!!!

Simone disse...

Meu nome é Simone Maciel dos Santos Silva e não gosto de tomar remédios. Infelizmente estou quase um ano tomando clonazepam, Risperidona e depakene, estes À noite e 1 depakene de manhã. Engordei 32kg e olha que como pouco. E o pior que desde abril do ano passado, minha menstruação parou. Li as 3 bulas dos remédios e a bula do depakene diz que o depakene pode fazer parar a menstruação. E eu perguntei pro ginecologista que fez exame em mim se isso é normal, ele disse que é e a minha ginecologista disse para eu parar de tomar depakene. Mas eu tenho que falar com a psiquiatra. Sabe, Às vezes eu esqueço de tomar depakene de manhã, porque acordo muito tarde muitas vezes. E hoje não tomei esse remédio depakene, e fui no banheiro e vi que a minha menstruação voltou sutilmente bem pouquinho. Estou mais tranquila. Mas vou voltar a tomar direito os medicamentos até conversar com a psiquiatra. Ufa!!!

Unknown disse...

Alguém senter dor nos dedos e dormência quanod passa por algum trauma de tristeza, estou assim e médico me passou amitryl não tenho facilidade de engordar mais. Estou com medo??

Unknown disse...

Alguém senter dor nos dedos e dormência quanod passa por algum trauma de tristeza, estou assim e médico me passou amitryl não tenho facilidade de engordar mais. Estou com medo??

Unknown disse...

São muitos os efeitos colaterais desses remédios. Eu andei procurando sobre a bupropiona e dpeois de ler aqui e nesse outro site, fiquei com pé atrás com esses remédios.

Taty disse...

Tenho transtorno de panico e tomava paroxetina 25mg mas andei tendo muitas crises nestes últimos dois meses mesmo o Dr receitando inderal. Agora o Dr vai tirar a paroxetina e já receitou mirtazipina. Faz dois dias que estou tomando está medicação. Na primeira noite demorei a dormir com inquietação no corpo todo. Na noite seguinte dormi bem mas acordei com dor nas pernas e cabeça. No primeiro dia fiquei muito tonta mas hoje estou menos tonta. Quanto tempo leva pra desaparecer estes efeitos colaterais? Alguém já passou por isso?

Juliana Domene disse...

Tomo tofranil, imipramina, para o controle de enxaqueca crônica, tive uma melhora significativa nas crises, porém alguns efeitos colaterais, perca rápida de peso, boca seca, queda de cabelo, feridas na boca, e agora aminj menstruação não vem! É normal?

Unknown disse...

Tomo topiramato,Bup e alenthus
Tá me ajudando muito
Eu era muito depressiva e me cortava e so pensava em me matar
Faz uns 3 meses que estou tomando as medições..
Mas elas emagrecem muito eu perdi 16kg nesses 3 meses tomando essas medicações.

Unknown disse...

Oii tomo rispiridona pra esquizofrenia a 2 anos vinha pouca a menstruação agora faz 4vmeses que nao vem e normal atrasar tanto assim

Anônimo disse...

Melhor remedio :

DINHEIRO.

CURA TUDO UM PASSEIO JO SHOPING

Unknown disse...

Vc teve perda de cabelo?

Unknown disse...

Fábio Ruskin vc é MT ignorante depressão e uma doença seria seu babaca

Unknown disse...

Fábio Ruski vai se tratar seu doente aqui só tem pessoas inteligentes e estudadas e sabendo que depressão não é brincadeira!!!! Idiota

oioioioi disse...

Nossa minha filha teve paralisia facial com Neoleptil

Unknown disse...

Estou tomando amitry 25g a menos de um mês,para enxaqueca cronica.Tenho sentido muita mudança no meu humor, e tendo alguns comportamento agressivos,sem falar na minha menstruação que é regulada, e nesse mês ainda não desceu. Alguem em uma situação parecida? Estou preocupada quanto a esses efeitos.

Postar um comentário